quinta-feira, 31 de maio de 2007

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Agrada-me ver-te sorrir


Veio-me hoje uma vontade enorme de te amar.Quero ir ter contigo.Estás em muitos sítios. És muitas.Compro bilhetes ao acaso para apanhar um barco.Chego com a maré.Descemos à praia, á água, ao mar, .Descalçamo-nos.Há a noite e o teu corpo moreno e belo. E a fúria e o limite.Não dizemos nada. Derramo no teu ser a água salgada que trouxe nas mãos em concha laranja. Agrada-me ver-te sorrir.

Biblioteca itinerante

Á minha frente na estrada nacional 109 seguiam em veículo automóvel de cor bordô livros e outros documentos, DVD's, Cd's. Enquanto tentava a ultrapassagem veio-me á memória prazeres antigos. Lembrei-me da meninice, escola primária, e como esperávamos com impaciência a chegada, mensal, dos livros da biblioteca itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian, que tinha como ponto de paragem o lugar do Chalé, no centro da freguesia. Só tinhamos direito a requisitar cinco livros. Foi desta maneira que li 'o meu pé-de-laranja lima', de Mauro de Vasconcelos.Só havia biblioteca na sede de Concelho a dez quilométros. E lembrei-me, ainda, do Senhor Gastão, reformado, septuagenário, sempre o primeiro da fila e o mais ansioso.
Desconhecia que este serviço das bibliotecas públicas, destinado áqueles que estão mais afastados dos núcleos urbanos e que não podem aceder à biblioteca municipal e seus pólos, ainda estava em funcionamento. E alegrei-me por isso, por mim, por todos.

terça-feira, 29 de maio de 2007

Mar

Miramar, 7 de Agosto de 1968



Mar!
E é um aberto poema que ressoa
No búzio do areal...
Ah, quem pudesse ouvi-lo sem mais versos!
Assim puro,
Assim azul,
Assim salgado...
Milagre horizontal
Universal,
Numa palavra só realizado.




Miguel Torga, in Diário XI, Coimbra,1991

Inédito!


Aconteceu, hoje, o que nunca tinha presenciado.

O procurador-adjunto da Comarca de...pediu a absolvição do arguido invoncando o príncipio « in dubio pro reo ». Não foi mais longe, como no meu entender deveria ter ido...Tratava-se de crime público. Mas dei-lhe os parabéns, nas alegações.Mostrou coragem e humildade.O que pode não significar muito em termos de sentença.Foi justo, o tal garante da legalidade.Colaborou na descoberta da verdade e na realização do direito. E não quis a condenação como escopo principal. Nem lavou as mãos , como costuma acontecer.Preferiu a Justiça, no seu entender.Gostei.Rapaz novo. Tem futuro, sem dúvida.

domingo, 27 de maio de 2007

77ª feira do livro do Porto


Está a decorrer a 77ª feira do livro do Porto, entre os dias 24 de Maio a 10 de Junho, todos os dias das 16H00 às 24H00, pavilhão Rosa Mota, nos românticos jardins do Palácio de Cristal.

Hoje , no programa da animação cultural ,uma homenagem a Miguel Torga, intitulada « O universal é o lugar sem paredes».

Ternura dos quarenta


Parabéns Belchior, meu irmão e amigo de todas as horas, na entrada dos quarenta...ufa!

Desejo-te um dia de aniversário muito feliz.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

globalizações do direito

O Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados e o Instituto da Conferência realizaram , ontem, pelas 21H30, a nona conferência do ciclo “Os Espaços Curvos do Direito”, no Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis,em que foi orador o Sr. Prof. Doutor Boaventura Sousa Santos, Professor Catedrático na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Director do Centro de Estudos Sociais que, a propósito daquele tema geral, falou sobre“As globalizações do direito”.
Vai ser editado um livrinho.
Com a minha pessoa estavámos vinte e um na assistência...

Humor...

Coração de Advogada

Certa tarde, uma bem sucedida advogada seguia na sua limusine para sua casa quando observou dois homens maltrapilhos a comer relva ao lado da estrada. Ela ordenou , imediatamente, ao motorista que parasse, saiu do veículo e perguntou: - Por que vocês estão a comer a relva ?- Porque nós não temos dinheiro para comprar comida. - respondeu um dos homens.- Bem, você pode vir comigo para a minha quinta - disse a advogada.- Senhora, eu tenho uma esposa e três filhos aqui.- Traga-os também - replicou a advogada. - E quanto ao meu amigo?A advogada virou-se para o outro homem e disse:- Você pode vir também. - Mas, senhora, eu também tenho esposa e seis filhos- disse o segundo homem. - Eles podem nos acompanhar também - disse a advogada enquanto se dirigia de volta à limusine.Todos se acomodaram como puderam na limusine e, quando já estavam a caminho, um dos acompanhantes disse: - A senhora é muito gentil. Obrigado por levar a gente com a senhora. A advogada respondeu: - De nada. Vocês vão adorar a minha quinta. A relva está com quase um metro de altura...

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Validade do Amor


Na noite de terça-feira passada vi , sentado defronte do computador - o corpo é que paga- pela primeira vez, o filme « chungking express », de Wong Kar-Wai, realizador de Hong-Kong. Que grande filme, belo, muito bom. Que, no fundo, como pergunta uma das personagens, encerra esta questão:« ...tudo tem uma data de validade, o ananás, o peixe, o feijão, o Amor também terá uma data de validade?...»

Responda quem souber...

quarta-feira, 23 de maio de 2007

Julgados de Paz: capítulo 3

14H05, início da audiência de discussão e julgamento. Tentativa de conciliação, sem efeito. São ouvidas as partes, em primeiro lugar. Só depois é produzida a prova. Continuam as partes a expor razões...Deram 15H00, entra a funcionária que segreda algo à Meretissima. A Senhora Juiz de Paz pede desculpa , mas aquele telefonema tem que ser atendido.Saio para fumar um cigarro.Entramos todos para a sala ,novamente. Mais uma tentativa para fazer acordo. Conseguido dsta feita. Saímos todos para fora, outra vez, para se redigir o acordo em papel. Passados cinco minutos, todos para a sala. Afinal não há acordo porque a contraparte já não está interessada...De qualquer modo, diz a Juiza de Paz, a inquirição de testemunhas terá que ficar para as 10H30 do dia 15 de Junho, porquanto tem uma continuação de um processo em Oliveira do Bairro, Julgado que acumula com este, que não pode esperar. Mandam-se as testemunhas para o ....embora, partes e mandatário.
Atónito , penso para mim, então os Julgados de Paz não são uma forma de resolução de conflitos, rápida, barata, tranquila? Parece-me que não...
A responsabilidade?A culpa? Dos telefones, óbviamente...

terça-feira, 22 de maio de 2007

00.46

Segredo

Nem o Tempo tem tempo
para sondar as trevas

Deste rio correndo
entre a pele e a pele

Nem o Tempo tem tempo
nem as trevas dão tréguas

Não descubro o segredo
que o teu corpo segrega


David Mourão Ferreira, in Música de cama, Presença, Lisboa, 1994

Parabéns a todos!

Dia do Autor Português.

Eu diria mesmo mais...


1907 - Nasce o cartoonista belga Hergé, criador de Tintim, capitão Haddock, irmãos policías Dupont e Dupond, professor Girassol, Milú, Bianca Castafiore, e o português Oliveira da Figueira.

Li a primeira vez ,com oito anos, o meu primeiro Tintim, e continuo a reler com o mesmo entusiasmo e paixão.

Visão


Precisava de mais luz,como contraste. Tu estavas fresca como uma manhã de praia.Uma visão.Em paz, nunca fugindo da vida.Radiante.Precisei ter coragem em lá ir. Três horas sempre a conduzir. Aconteceu tocar-te de leve.Disseste,entra. Foste simpática.Senti-te e gostei-te.Um afortunado.Foi quando fui mais feliz...não fora a fantasia de um visionário...

domingo, 20 de maio de 2007

Festa da eucaristia


A Sofia, minha sobrinha e afilhada, fez, hoje, a primeira comunhão.Cedo, logo pelas 09H30, com febre, frio e muita fé. Estava, como sempre, muito bonita, vestia de branco, disse:

« Pela primeira vez

comi um pedacinho de pão branco:

Era o corpo de Jesus

e bebi um gole de vinho:

Era o sangue de Jesus.

A vida de Jesus ressuscitado

está dentro de mim

Ele e eu somos uma só coisa.

Dou graças

pelo maior dom

que Deus me concedeu.

sábado, 19 de maio de 2007

Orpheu e Eurydice


Em nome da tua ausência


«... em nome da tua ausência construí com loucura

uma grande casa branca

E ao longo das paredes te chorei...»


In, Orpheu e Eurydice, Sophia de Mello Breyner Andresen e Graça Morais, Centro Nacional de Cultura, Lisboa, Maio, 2006

poesia em forma de fruto


Comi hoje as primeiras cerejas.Não resisti.Em Torrão do Lameiro, na berma da estrada vendia-se cerejas. O vendedor de Resende explicou-me que as melhores nem são aquelas que comi. São as que me vai vender para a semana de Macedo de Cavaleiros. Faltavam-me ainda 25 Kms para chegar a casa, e fui comendo, comendo, uma após outra, um kl. Consegui guardar umas quantas para ti. Ei-las aqui.

Quadros


Retrato a Sépia, de Mário Cláudio

39.43


Enigmático!
Não consigo entender!
Pergunta-se! Não há resposta.
Convida-se! Nada é dito.
Oferece-se ajuda! Silêncio...silêncio...silêncio.
Espera-se, sentado, e nada...esfumou-se...

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Imaginarius 07


Já começou! O festival internacional de teatro de rua de Santa Maria da Feira já abriu as portas da sua sétima edição. Começou bem que eu bem vi. Por volta das 11H00, após sair do Tribunal, passei pelo Rossio, zona verde envolvente das piscinas.Um anfiteatro cheio de miúdos das escolas, ruidosos, alegres , encantados com três palhaços - Os Colombaioni - que participaram no filme 'I Clowns',de Federico Fellini, de 1970.Para além da arte de palhaço, sabem ser malabaristas, equilibristas, cuspidores de fogo. A apoteose aconteceu quando foram chamados cinco crianças ao palco e participarem nalguns números de circo.
O Festival continua a partir das 21H30 , pelos menos com mais dez companhias e espectáculos. Tudo realizado e interpretado nas ruas da cidade, durante três dias, não se paga.
Também já vi o 'parque das árvores queimadas' - instalação pelo artista plástico brasileiro Zenildo Barreto de árvores queimadas, num ambiente urbano, provenientes de três parques naturais portugueses.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Orpheu e Eurydice

Terror de te amar

« ...Terror de te amar num sítio tão frágil como o mundo

Mal de te amar neste lugar de imperfeição

Onde tudo nos quebra e emudece

Onde tudo nos mente e nos separa ...»


In, Orpheu e Eurydice, Sophia de Mello Breyner Andresen e Graça Morais, Centro Nacional de Cultura, Lisboa, Maio, 2006

terça-feira, 15 de maio de 2007

« O que a vida me ensinou »


Fui, com o meu irmão Belchior, na passada sexta-feira, à apresentação do livro « O que a vida me ensinou », de Valdemar Cruz, jornalista do semanário Expresso, com várias obras publicadas.
Como referiu Mário Claúdio, que dispensa apresentações e foi o apresentador do livro ...« Uma invulgar, mas eficacíssima metodologia: a consulta da Pitonisa em que o consulente oferece tudo o que se torna necessário à manifestação do oráculo: a trípode, as ervas de mascar, a própria voz da Pítia.
Os grandes acontecimentos transversais aos trinta e quatro discursos autobiográficos, memorialistas e testemunhais: a Guerra Civil de Espanha, o Fascismo Português, a Segunda Guerra Mundial e o 25 de Abril.
Onde se prova que cada um de nós sabe infinitamente mais do que o que julga saber: o que é da vida interior e o que é da vida exterior, o que é da realidade e o que é da ficção, o que é da revelação e o que é do mistério.
A sabedoria como resultado de um bouquet de sabedorias: o retrato de cada um de nós.
O desejo de uma trilogia: O Que a Vida me Ensinou, O Que a Vida Anda a Ensinar-me, O Que a Vida Ainda não me Ensinou (ou Eu Já Sei Tudo).
Contributo de um croquis para o meu retrato no 2º volume da trilogia: “os valores são o eixo da roda” (Adriano Moreira), “a amizade é sobretudo um sentimento masculino” (Agustina Bessa-Luís), “não gosto do tédio” (Álvaro Siza Vieira), “Portugal tornou-se quase um país ingovernável (Anthímio de Azevedo), “onde é que uma pessoa está melhor, senão no ventre da mãe?” (António Ramos Rosa), “não estou arrependida” (Argentina Santos), “sou um viciado no trabalho” (Borges Coelho), “sendo a nossa vida nós, a obra de criação está fora de nós e é melhor que nós” (Eduardo Lourenço), “tédio é uma palavra que não conheço” (Eunice Muñoz), “é difícil dizer que às dez semanas sim, às catorze não” (Fernando Catarino), “atingimos o que somos” (Fernando Lanhas), “sou sebastianista no sentido português” (Fernando Távora), “praticar o ensino num ambiente de afectividade é muito importante para o êxito da missão” (Galopim de Carvalho), “de certa maneira acho que quem ensinou a vida fui eu” (Glicínia Quartin), “as coisas belas são difíceis” (Helena Rocha Pereira), “cada vez vejo a música de maneira mais científica” (Helena Sá e Costa), “o português é o mais provinciano que há” (José Manuel de Mello), “não sou filiado em partido nenhum, nem quero ser” (José Pinto da Costa), “talvez o importante seja saber o que é que nós deixamos à vida” (José Saramago), “eu sou um comedor de imagens” (Júlio Pomar), “as ideias fixas assustam-me muito” (Júlio Resende), “tenho um medo dos políticos que me pelo” (Luísa Dacosta), “sempre tive muito medo de tudo” (Manoel de Oliveira), “aproveitar a vida o mais plenamente possível é o que há de mais importante” (Margarida Tengarrinha), “estou bem com a vida” (Maria de Lourdes Levy), “o mundo é deslumbrante, mas não é bonito” (Maria Keil do Amaral), “não sou uma pessoa normal” (Moniz Pereira), “sou uma péssima aluna, por isso não sei o que possa ter-me ensinado a vida” (Nella Maissa), “não há nenhum momento que não seja importante” (Nuno Grande), “uma das coisas que me causam mais repulsa é a hipocrisia” (Óscar Lopes), “a arrogância e a intolerância são duas coisas tremendas” (Ruy de Carvalho), “o que me confrange muito é a mentalidade e a falta de cultura neste país” (Sequeira Costa), “o que nos dá mais prazer e satisfação moral é a obra acabada” (Víctor Crespo), um episódio relatado por D. Manuel Martins que me fez chorar.»
A ler...

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Aventura


Sábado: Foram seis horas de caminhada na Serra do Açor, por entre bosques e florestas, ao longo do Rio Alva. Iniciamos o percurso na freguesia de Avô ( aqui perguntei a um Senhor pelo Café da aldeia ao que me replicou, « pergunte àquela Senhora, ali à frente, que eu já lhe disse...»), e terminamos em S.Gião.Tem uma bela igreja do sec.XVIII, com frescos do mesmo século, no tecto...quem guarda a chave da porta é o barbeiro da aldeia que oferece rosas às senhoras caminhantes...
Domingo: Quatro horas a pagaiar no Rio Alva, afluente do Mondego, descida com açúdes,quedas inesperadas...desconhecia o verbo pagaiar, nem sei se existe. Dá-se o nome de pagaias, aos remos de uma canoa.
Gostei muito de Penalva do Alva, de Góis, da Natureza, do convívio...
Já não gostei tanto... ter de ouvir a única música que o « nosso » motorista romântico se nos permitiu, tanto em audio quer dvd, tony carrera...excluindo este devaneio mostrou-se uma excelente pessoa.

Bom senso!?

Três meses atrás, notificação a marcar dia para audiência de discussão e julgamento, para hoje, segunda-feira, na Comarca de...Beira Baixa. Hora: 09H30, a 170 Kms de distância.
Requerimento assinado por mim e Ilustre Colega da contraparte a solicitar 14H00...
Despacho de Sua Excelência, Juiz de Direito: nada a fazer por impossibilidade de agenda!

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Pai David

Escrever…
Acerca de quê, ao certo…
Sobre o meu herói ,o melhor
Português de sempre…
Quem mais…senão Tu Pai?
Porque não consigo demonstrar-te
ternura…nem dizer-te quanto te adoro Pai…
Como és…como sempre foste…
…e se por vezes te queria diferente,
não sei porque…porquê…?
Gosto de ti quando te pareces com um Carvalho,
O Limoeiro este ano vergou-se à tua vontade,
O Jacinto cresceu em Sabedoria…
Correste atrás da Papoila…em risco
De exaustão…
A Videira não dará frutos…
O teu filho está esquecido deles…
Nesta Primavera o pequeno Álamo começou
A despontar…será definitivo?
As Macieiras da casa velha estão cada vez mais…
Frondosas, maduras…talvez…
E no entanto…Pai…«Homem livre,
Tu sempre gostarás do mar…».
E eu de ti!

Quadros

« O retrato de Dorian Gray », de Oscar Wilde.

Dia da espiga

1904 - Nasce o pintor surrealista espanhol Salvador Dali.

Sul

Hoje é inaugurada a exposição de joalharia e couros dourados, « Manufacturas do al-Andalus » ( recriações de inspiração Ibero- mulçumana ), de Ana Caldas e Franklin Pereira, que decorrerá na Livraria Lello.
Realizar-se-á um Recital de música da Índia do Norte.
Até 09 de Junho.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Decidido

Não...ao IV encontro nacional do IAPI.
Não...ao jogo a contar para o CNJ, no campo do Clube de Direito.
Queria ter o dom da ubiquidade...
Sim...actividades na natureza, em Gois...organização do Professor André:
12 e 13 de Maio “Actividades na natureza” – Gois
Saída: 8:30h - O transporte será em autocarro alugado para facilitar o apoio e o convívio e evitar esperas e enganos. . .
Trajecto: Espinho – A29 até Estarreja – A1 até Coimbra – sair para o IP3 – seguir até à saída para Arganil – seguir o IC6 para Arganil / Covilhã, que se transforma na N17 – uns Km à frente aparece uma rotunda, virar para Oliveira do Hospital (não para Arganil) – seguir até Venda de Galizes e virar à direita para Covilhã e Avô – mais uns Km e virar à direita para Avô: ponto de encontro junto à farmácia, antes da ponte.
11:00h - Início da actividade Roupa / calçado para caminhada (já vestida): botas de montanha ou sapatilhas e roupa fresca (pode ser calções pois não há mato, silvas,…), chapéu, impermeável, toalha, fato banho, protector solar, máq. fotográfica, mochila peq. (com almoço, água,...).
13:00h – paragem para almoço; 17:00h - final da caminhada; 20:00h - jantar em Góis (ADIBER) - levar sobremesa (♀) / bebidas (♂); 22:00h - Sessão de danças latinas, música, guitarras, … Pernoita: não é necessário levar nada: a casa tem lençóis, almofada, …
Domingo: 8:30h pequeno-almoço; 9:00h - saída para a canoagem: levar sapatilhas velhas para molhar / sandálias / sapatos de neoprene, fato de surf (quem tiver, porque a água é fria), fato de banho, farnel para comer a meio da descida (levar ou comprar em Góis). 16:30h – almoço.
Regresso a Espinho...



quarta-feira, 9 de maio de 2007

Pé de vento

Eram não cinco, mas sete horas da tarde em ponto. Saio da casa branca pelo portão verde.Cá fora atravesso a passadeira, para o outro lado da rua.Vou equipado de sapatilhas azuis, meias brancas,calções azuis, camisola cinzenta. Começo a correr, em passo pequeno, devagar, é a descer...na zona industrial em sentido oposto vem o Jacinto de bicicleta...olá Jacinto, estás um desportista, cof...cof...ufa...ufa...continuo, passo a a zona industrial, atravesso a linha ferréa, do outro lado floresta, verde, ouvem-se cantos de aves, continuo a correr.Já passaram quinze minutos...páro...caminho na floresta...distender os músculos...muito importante...braços para cima e para baixo, alternados...cof...cof...agora as pernas, distender, pena direita à frente a esquerda atrás...faz bem...passaram cinco minutos, hora de regressar...é quase sempre a subir...a correr novamente, passos lentos, devagar...cof... cof...ufa...ufa...cheguei passados vinte e cinco minutos...distender os músculos...Estou pior do que pensava...Pé de chumbo!

39.33

Enviou-me um Amigo, por e.mail, não sei se por intuir que tenho falta de...

...Equilíbrio...

Para sentir-me pleno,tenho que ser estável.
Para ser estável,é necessário equilíbrio.

O equilíbrio entre:

Ser alegre,e não inconveniente.
Ser sincero,e não machucar.
Ser firme nas ideias,e não arrogante.
Ser humilde, e não submisso.
Ser rápido, e não impreciso.
Ser contente, e não complacente.
Ser despreocupado e não descuidado.
Ser Amoroso e não pegajoso.
Ser Pacífico e não passivo.Ser disciplinado, e não rigido.
Ser flexível, e não frouxo.
Ser comunicativo, e não exagerado.
Ser obediente, e não cego.
Ser doce, e não melado.
Ser moldável, e não tolo.
Ser introspectivo, e não enclausurado.
Ser determinado, e não teimoso.
Ser corajoso, e não agressivo.

Obrigado João...vou-me esforçar para não esquecer!

terça-feira, 8 de maio de 2007

Não sou de « frescuras », mas...

Inicio de tarde, esplanada de um café... junto da praia a que dei o nome de « Praia da menina do mar »; Tomei café; estou a fumar...cá fora não há cinzeiros, peço um...passados que são dois cigarros ainda não há cinzeiro...apago os cigarros no chão de cimento e coloco as piriscas no pacote do açucar...sujo um pouquito as mãos...vou lavá-las...não há nem sabonete nem papel...peço ambos...só há papel...pego num cinzeiro e levo-o lá para fora...o mar a 2 metros...e ouve-se música barulhenta...mas não digo para a desligar, nem lavro reclamação da falta de...
Voltarei sempre porque é a Praia da menina do mar...

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Mediação frustrada

Pelas 10H00 já me encontrava com o meu estimado amigo e constituinte João, no Julgado de Paz, sito no Edificio dos Bombeiros Voluntários, nº 20. Já aqui contei que em 18.04 a contraparte apresentou ,verbalmente, o requerimento inicial, que foi reduzido a escrito por uma funcionária .Seguidamente o João foi citado em 23.04, logo após 5 dias. Na citação vinham já marcadas a sessão de pré-mediação, para hoje , e uma vez frustrada esta, a data para julgamento para próximo dia 23. Em resumo , em 18 dias poder-se-ia ter resolvido o pleito. Não fosse a mediação ficar sem acordo.Se esta tem resultado haveria lugar a homologação do acordo de mediação pelo Juiz de Paz com valor de sentença.
Passo a explicar a Mediação..., entramos os oponentes, a minha pessoa e a Mediadora para uma sala, com uma mesa retangular, sentamo-nos...os oponentes assinam um termo de consentimento de mediação, em que declaram : consentir submeter o conflito á mediação, num clima de cooperação e respeito mútuo, confidencial ( não pode ser objecto de prova em Tribunal), o mediador não pode ser testemunha em Julgamento, entre outras. Após este consentimento, começa a mediação propriamente dita. A mediadora pergunta ora a um ora a outro o que os trouxe aqui e porquê. Eu calado. Os litigantes falam. A mediadora « puxa » por eles,
...«o que lhe falta dizer a esse senhor» e o outro exclama...« é um vigarista por isto, por aquilo»...e a mediadora virada para o outro...« e o senhor que tem a dizer sobre o que o H. acabou de lhe apelidar...e por aí fora. Cheguei à conclusão que a mediação serve para lavar a alma...para dizer tudo, mas literalmente tudo, desde que a imaginação e inspiração tomem conta dos litigantes...passados que foram 45 minutos pedí para sair...regressei passados outros 40 minutos...e a conversa animadíssima, que se ouvia cá fora, continuava, ora com exaltamentos, parte a parte, alguns murros na mesa...ou seja 1H45 depois chegou-se à conclusão que não haveria acordo. ..E... ala que se faz tarde... até ao dia 23, audiência de julgamento, esta já com a presidência de um Juiz de Paz, com testemunhas que neste tipo de processo têm o limite de cinco.Narrarei depois o desenlace de uma acção de € 719,64...

domingo, 6 de maio de 2007

Amor lusitano


Gosto muito de café. Adoro a bebida preparada com esta semente, do aroma, do sabor, da propriedade estimulante que proporciona. È puro amor. A marca minha preferida sempre foi sical.Mas...a partir de hoje só tomo buondi, porquê? Podem peguntar.Eu respondo é bom, tem qualidade gustativa.O argumento é outro, a diferença consistiu...nas saquinhas de açucar que o acompanha...no primeiro café da manhã a saquinha dizia-me «amar é a melhor coisa do mundo», curioso tomei logo outro e a saquinha disse-me « conviver é a melhor coisa do mundo ». Almocei apressadamente para tomar novo café e a saquinha « namorar é a melhor coisa do mundo », e eu para comigo, estarão a gozar comigo...outro café ainda e a saquinha « saborear é a melhor coisa do mundo». Não descansei muito até ao próximo e a saquinha ilustrada com uma jovem morena, cabelos pretos, olhos castanhos e de sorriso bonito a tentar-me « eu sei tirar o melhor café do mundo». Fiquei aficcionado do boundi.

sábado, 5 de maio de 2007

guache s/ papel

A exposição « obras sobre papel » patente na Galeria Nasoni a partir de 05.05.07, apresenta mais de 190 trabalhos daquele que sempre teve a convicção de que o Dia Diferente de Steinbeck não é o dia de hoje, às vezes já foi o dia de ontem. É uma retrospectiva da obra do Mestre Domingos Pinho, que vai de 1955-2007;
Domingos Pinho nasceu no Porto em 1937.
Concluiu o curso de Pintura na Escola de Pintura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde é professor.
Fundador da Cooperativa Árvore.
Expõe colectivamente desde 1957 e realizou a sua primeira exposição individual em 1963.
Vive e trabalha no Porto e Gerês.

Galeria Nasoni, Rua Galeria de Paris, 80, Porto

Linhas de água e outras linhas

« Queria de ti um país de bondade e de bruma
Queria de ti o suar de uma rosa de espuma »

Mário Cesariny
in A única real tradição viva, 1998
técnica mista e acrílico s/ papel
33 x 25 cm

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Primeira vez...

Dei entrada hoje de uma contestação no Julgado de Paz de SªMªFª.
Trata-se de um Tribunal especial, competente para resolver causas de valor não superior a € 3.740,00, de natureza cível, excluindo as que envolvam matérias de Direito da Família, das Sucessões e Trabalho, de forma mais célere e com custos mais reduzidos.
Não é obrigatória a constituição de Advogado...e havendo Julgamento , é realizado numa pequena sala, todos os participantes sentados ao mesmo nível, ausência de becas e togas.
Este começou a funcionar em Novembro de 2006 e até hoje entraram 109 acções.
Soube que no Brasil existe um Julgado de Paz que funciona num autocarro que administra a Justiça nos locais do litígio, até às 22H00...é a Justiça que vai ao cidadão...sob rodas.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

O sonoplasta

Olá, está lua cheia, estou a passear na praia, sob a areia molhada, queres ouvir o som do mar?
O quê? Estou sempre a importunar, a incomodar, a atrapalhar, a interpelar?
Eu...Eu...! Oh, logo agora...caiu a chamada...ou então...ter-me-á d...não creio.
Já sei, ela fica imprevisível com a lua cheia e o mar...
Sim, é isso, ficas imprevisível com o mar e o luar...

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Quarenta Minutos!

Enviei...
Logrei entregar uma carta nos CTT, apenas em 40 minutos. Uma carta simples carta, não feliz, não de amor,nem de parabéns, sim de negócios, registada...só tive que aguardar que as senhoras dos serviços conseguissem aviar cinco clientes. O tempo destas senhoras é precioso...o meu nem por isso. Entregaram notas a um reformado cavaqueando sobre assuntos interessantes, receberam euros de uma dona de casa para pagamento de uma conta de telefone conversando animadamente, já a conta da electricidade, da água, dos resíduos sólidos de um elegante rapaz deu azo a muitas e demoradas risadas, o sr dos embrulhos teve de se contentar com o relato do feriado animado das duas almas caridosas...foi então que feliz, contente do meu tempo tão bem passado, é que eu não tinha mais nada que fazer...lá enviei o famigerado envelope, muito arranjadinho, colado firmemente, agradeci a gentileza e despedi-me... até à proxima entrega.

terça-feira, 1 de maio de 2007

Eco!

Alguém alguma vez careceu de verbalizar com a pessoa certa naquele instante preciso, necessitado, sem o conseguir, e seguir-se uma melancolia e tristeza infinita? A mim já...mas lembrei-me logo destas palavras escandinavas e anónimas que me têm faltado...e aliviei-me:

Como manter uma amizade

Tens de partir
Nenhum hóspede deve permanecer
para sempre no mesmo lugar.
O amor vai desaparecer
se ficares demasiado tempo sentado
à lareira de um amigo.

in revista Ler, de 1992