domingo, 15 de abril de 2007

Amigo da Onça

O poeta pernambucano José da Natividade Saldanha recebe os dioloma de bacharel em direito, pela Universidade de Coimbra, e retoma ao Brasil, em 1832.No Recife, os líderes da Conferedação do Equador preparam o golpe final libertário por um governo constitucional, republicano e federalista.
Dada a rebelião, Saldanha é nomeado secretário da Junta Governativa da Confederação do Equador. mas o governo imperial reage, restaura o poder temporariamente arrebatado pelos rebeldes. Saldanha foge, sucessivamente, para os EUA, França, Inglatera, Venezuela, acabando na Colômbia. Enquanto advoga, com licença especial, em Caracas, é julgado no Brasil.Os insurrectos são todos condenados.Ao saber da condenação, envia ao também advogado Thomaz Xavier de Almeida procuração, com plenos poderes, a ser cumprida até à morte: pela presente procuração, por mim feita e assinada, constituo meu bastante procurador o meu colega dr. Thomaz Xavier Garcia de Almeida, para em tudo cumprir a pena que me foi imposta pela comissão militar, podendo este morrer enforcado, para o que lhe outorgo os poderes que me são conferidos por lei.»

2 comentários:

redonda disse...

Que barbaridade de procuração! :)

ferreira disse...

Cada um defende-se como pode...