sábado, 9 de fevereiro de 2008

Rtt's substituídos pelos pdf's!?


6 comentários:

Leonor disse...

Estou cada vez mais baralhada! Onde foi buscar os Rtt's?

Na minha portaria só falam em rtf's, pdf's e tif's!

E, já agora, como se produz um ficheiro de formato tagged image file format (tif)?

ferreira disse...

Foi lapso de escrita Leonor.Fiquei perturbado com a leitura. Desnorteado.
Compreendo agora a irritação.
Eu é que lhe pergunto,Como se faz?
E os docs, a procuração , como se colocam no tif?
Não sei se é mais seguro e célere.

Leonor disse...

É simples e complexo, meu caro.
É simples porque lhe estão a dizer: não tem programa ou equipamento de escritório que transforme os ficheiros em pdf? Compre! Não tem dinheiro, porque a advocacia vai de vento em desdita? Amanhe-se!

É complexo porque ainda não li, nem tive acesso, ao funcionamento do CITIUS. Logo, não faço a mínima ideia de como vai funcionar.
Resta-me o relativo sossego de saber que o único processo que tenho em Sintra é uma acção de despejo (à espera de julgamento) e, no resto do país, só entra em vigor em 7 de Abril. Até lá, deverei arranjar tempo para digerir estas alterações.

Agora mais a sério:

Em setembro, o meu velho fotocopiador avariou. Percoorri o mercado e descobri o que eu já suspeitava: a comprar, devia optar por algo actualizado. Só havia um problema: o dinheirito. Muito caros. Lá me convenceram que faria mau negócio se comprasse algo mais acessível, mas obsoleto.
Conclusão: gastei uma pipa de massa e comprei uma coisa que é tem imensas funcionalidaes (algumas das quais nem sei manusear.).

Mas há uma que sei: fazer pdfs!
É verdade. Funciona como digitalizador. Mete o documento, a procuração, um livro, etc, ele digitaliza e converte em pdf.
Portanto, quanto a esta parte estou descansada: Sem saber o que vinha por aí, antecipei-me e estou servida. Quanto ao tif, ainda não sei o quê é!

O que me preocupa, verdadeiramente, é outra coisa: a autenticidade ou genuinidade da coisa! Há coisas que só se veêm, analisam, no papel. Em ficheiro podem passar despercebidas e posso dar como bom um documento que não é. Mas isso é outra história.

ferreira disse...

No que concerne á acessibilidade do 'citius',na minha página acontece isto:
«Existe um problema com o certificado de segurança deste Web site.
O certificado de segurança apresentado por este Web site não foi emitido por uma autoridade de certificação fidedigna.
Problemas com o certificado de segurança podem indicar uma tentativa de o enganar ou de interceptar os dados que enviar para o servidor.
Recomendamos que feche esta página web e que não continue para este web site. »
Será normal?
Lá terei que resolver mais este aborrecimento.

Em 2000 comprei uma dessas máquinas que refere com scanner, fax,impressora e fotocopiadora, uma HP por 120.000$00.Um roubo.Nunca utilizei o scanner, nem sei como funciona.Certo é que passados 11 meses o fax avariou , o vendedor não recomendou a reparação pois ficaria muitissimo cara.Conclusão, livrei-me da máquina.Agora vou ter de comprar novo scanner.

Leonor disse...

Ferreira,

Isso do citius não sei como funciona. Estou à espera de alguns dias mais calmos para procurar saber como devo proceder. Presumo, no entanto, que passe por um pré-registo individual no servidor, foi o que consegui reter duma leitura ligeira à portaria.

Quanto ao scanner tenha cuidado. Informe-se bem. Tanto quanto julgo saber, tenho um em casa para uso doméstico, não fazem pdfs.
Quando disse lá em cima que a máquina que comprei funcionava como digitalizador não me referia ao scanner. Ela faz, de facto, pdfs digitalizando, mas penso que é algo mais complexo que um scanner!! Digo eu que não percebo nada disto. Cuidado, veja lá o que compra!!

(quando for ao estabelecimento, leve-lhes a portaria) eheheheh

ferreira disse...

Digitalizador não é o mesmo que scanner?Muito tenho aprendido nos últimos dias...Ria-se, ria-se, com a ignorãncia alheia:)É óbvio que levarei a portaria quando for ás compras,aliás,vai comigo para toda a parte:)
Por mim continuarei a entregar as peças processuais pelas vias tradicionais.Questão:E se não praticarmos os actos através do 'Citius', qual é a consequência? A nulidade? Ou não admitem na secretaria os papéis?Haja pachorra para estas modernices.