terça-feira, 8 de janeiro de 2008

As gajas são lixadas

' O meu amigo Helder levou ontem um medíocre da nossa professora e,quando chegou ao recreio põs-me uma mão no ombro e disse-me com cara de quem sabe muito bem do que é que está a falar:
-Sabes o que eu te digo, pá?As gajas são lixadas!
Fiquei-me com aquela.Se o Helder dizia é porque devia ser verdade.Eu é que andava distraído e nunca tinha pensado a fundo nesses assuntos relacionados com gajas.Mas pensando bem, o Helder tinha toda a razão.Verdade,verdadinha:'As fajas são lixadas.'
Bastava lembrar-me da Armandinha que, em vez de me dar os cromos das pastilhas elásticas, preferia deitá-los para o caixote do lixo só para me irritar.E da Célia, a quem pedi namoro e se desatou a rir.E da Joana que todos os dias me dizia que eu tinha cara de sapo engasgado.
O Helder tinha mesmo razão.Quando fui para casa, ia a repetir cá para comigo:'As gajas são lixadas!As gajas são mesmo lixadas!'Olhava para cada mulher que passava por mim na rua e pensava:'Tu és uma gaja lixada.'Vinha outra...'Tu também és uma gaja lixada!'
Cheguei a casa a repetir baixinho-As gajas são lixadas...-Que que vens a dizer, filho?-Perguntou-me a minha avó, e eu nada, nadinha...Pus-me a pensar.A minha avó não era lixada.E a minha mãe também não.Nem a minha madrinha.Muito menos a Rita das trancinhas do 3º esq. que não era mesmo nada lixada.
Mas não havia dúvidas.O Helder tinha toda a razão.As gajas são lixadas.As gajas são mesmo lixadas.O problema é que, entre as mulheres que eu conhecia, não tinha a sorte de conhecer nenhuma gaja.'
In, Diário inventado de um menino já crescido, Gailivro, 2007

10 comentários:

redonda disse...

:)Gostei do sentido de humor. Fiquei com curiosidade pelo livro.

ferreira disse...

No ano passado, 2007, o José Fanha esteve em S.João da Madeira aquando do 'Poesia á mesa/ 2007'-semana do dia mundial da poesia- Trata-se uma iniciativa que leva as palavras de grandes poetas da Língua Portuguesa ao encontro das pessoas em lugares tão inesperados como restaurantes, cafés, pastelarias, bares ou mesmo ruas, num programa complementado por actividades em espaços culturais como a Biblioteca Municipal e os Paços da Cultura.
José Fanha leu esta estória, ele próprio:)

Cleopatra disse...

Eheheheh Os homens qdo não percebem as mulheres.. dizem que " as gajas são lixadas"!!!

Anónimo disse...

;0)

redonda disse...

Gosto da iniciativa, mas da mesma só beneficiei dos poemas distribuídos num restaurante e da feira do livro, e perdi o José Fanha :(

ferreira disse...

Cleo, estou com o autor , não tenho a sorte de conhecer nenhuma gaja.Não tenho sorte nenhuma:)

A estória é gira, Ana;

Este ano haverá mais Poesia á mesa, D. Redonda

Cleopatra disse...

Olhe que não há gajas! Os homens é que as inventam.( tendo em conta o seu ponto de vista.... Ou então, ...alguns procuram-nas.

ferreira disse...

Está explicado, daí a razão de não conhecer nenhuma.Não existem:)

C.M. disse...

Delicioso!

Ai que seria de nós sem... sem as GAJAS, homem?!

ferreira disse...

eheheh
Cabral-Mendes, só ontem fui ver aquele filme ' Call girl '.O filme é bom, mas fala-se tão mal, na policia, na politica,em familia, adiante, aparece no filme como protagonista uma rapariga extremamente simpática:)
Pois, bom... sem as miúdas era o deserto, o 'jamé':)